Medida visa garantir continuidade na prevenção da doença enquanto vacina nacional avança para testes em humanos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) renovou, de forma excepcional e temporária, a dispensa de registro sanitário para as vacinas Jynneos e Imvanex, utilizadas na prevenção da mpox. A decisão, aprovada por unanimidade pela diretoria colegiada da agência, estende a autorização por mais 180 dias, a partir de 23 de agosto de 2024. Ambas as vacinas, adquiridas pelo Ministério da Saúde, são fabricadas na Europa e, embora recebam nomes diferentes, referem-se ao mesmo produto. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (27).
A renovação ocorre em meio a avanços no desenvolvimento de uma vacina nacional contra a mpox, liderada pelo Centro de Tecnologia de Vacinas (CTVacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Segundo a equipe, está em fase final a produção do Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento (DDCM), que será submetido à Anvisa para obter a autorização necessária para iniciar os testes em humanos. O desenvolvimento da vacina brasileira ganhou relevância após a declaração de emergência global em razão do risco de disseminação da doença.
Durante a primeira emergência global de mpox em 2023, a Anvisa já havia autorizado o uso emergencial da vacina Jynneos, que não possuía licenciamento no Brasil. A autorização, inicialmente renovada em fevereiro deste ano, estava prestes a expirar, o que motivou a nova decisão da agência. A vacina Jynneos é destinada a adultos com 18 anos ou mais e tem validade de até 60 meses, desde que armazenada em temperaturas entre -60°C e -40°C.
Enquanto o Brasil avança no desenvolvimento de sua própria vacina, o Ministério da Saúde está em negociações com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para a aquisição emergencial de 25 mil doses de vacinas contra a mpox. A renovação da autorização temporária para as vacinas Jynneos e Imvanex garante que a população continue a ter acesso à proteção contra a doença até que a produção nacional esteja disponível.








