Neste sábado (10), a Defesa Civil realizou os primeiros testes do seu novo sistema de alertas de desastres, chamado Defesa Civil Alerta. Os testes ocorreram no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, com o envio de onze mensagens de teste a cada cinco minutos para diferentes cidades de sete estados.
A primeira mensagem, enviada às 15h, dizia: “Alerta de emergência: extremo – Defesa Civil: Demonstração do novo sistema de alerta de emergência em Muçum/RS. Mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta”. As outras cidades participantes dos testes incluem Roca Sales (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Angra dos Reis (RJ), Petrópolis (RJ), Indianópolis (MG) e Cachoeiro do Itapemirim (ES).
Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o novo sistema vai melhorar a capacidade de resposta do poder público e preparar a população para lidar com riscos de desastres. Os testes continuarão por 30 dias, antes de o sistema ser implementado em todo o país. Góes destacou que esse sistema será crucial para salvar vidas e proteger o patrimônio das pessoas.
O sistema enviará alertas com duas classificações: extrema, para situações de urgência imediata, e severa, para urgência esperada. Os alertas informarão sobre desastres naturais ou causados pelo homem e darão orientações de segurança à população. As mensagens serão enviadas automaticamente para celulares com tecnologia 4G ou 5G, aparecendo na tela mesmo que o celular esteja no modo silencioso.
Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, ressaltou que, além do novo sistema, é essencial que os planos de contingência e o treinamento da população sejam desenvolvidos em cada cidade. “Não adianta o cidadão receber um alerta e não saber o que fazer, para onde ele vai evacuar”, afirmou Pimenta.