Neste sábado (10), 11 cidades de sete estados das regiões Sul e Sudeste receberam os primeiros alertas do novo sistema Defesa Civil Alerta. Esse sistema foi desenvolvido para enviar mensagens diretamente para os celulares das pessoas em áreas de risco de desastres, como enchentes, deslizamentos e alagamentos.
O grande diferencial é que as mensagens são enviadas automaticamente, sem que o usuário precise se cadastrar. Além disso, os avisos são acompanhados de um som de alerta que toca mesmo se o celular estiver no modo silencioso. O sistema funciona em redes 4G e 5G, e não depende de Wi-Fi.
Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o principal objetivo do novo sistema é aumentar a segurança e proteger vidas e bens materiais.
As 11 cidades escolhidas para o teste possuem um histórico de desastres naturais. Entre elas estão Roca Sales e Muçum, no Rio Grande do Sul; Petrópolis e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro; e São Sebastião, em São Paulo. Outras cidades que participam do teste são Blumenau e Gaspar, em Santa Catarina; Morretes e União da Vitória, no Paraná; Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo; e Indianópolis, em Minas Gerais.
Após um período de 30 dias de testes, a ideia do governo é expandir o sistema Defesa Civil Alerta para outras cidades do Brasil.