Concurso oferece vagas para diversas áreas e reserva 20% das oportunidades para candidatos negros; edital será publicado em setembro.
Os Correios abrirão um novo concurso público com 3.469 vagas, destinadas tanto a candidatos de nível médio quanto superior. Destas, 3.099 são para o cargo de agente de Correios, que exige ensino médio, com salário inicial de R$ 2.429,26. Já para nível superior, serão ofertadas 369 vagas para o cargo de analista de Correios, com remuneração de até R$ 6.872,48. O edital do concurso, que trará informações completas sobre o processo seletivo, será publicado ainda em setembro.
As provas objetivas para o cargo de agente de Correios vão avaliar conhecimentos gerais e específicos, e terão caráter eliminatório e classificatório. Candidatos ao cargo de analista também enfrentarão uma prova discursiva, com redação de um texto dissertativo. A organização do concurso ficará a cargo do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), conforme anúncio oficial feito nesta quarta-feira (11).
A maior empresa de logística da América Latina, os Correios possuem uma rede extensa, com mais de 10 mil agências e uma frota de 23 mil veículos, operando em todos os municípios do Brasil. Atualmente, a estatal emprega cerca de 87 mil trabalhadores. A expectativa é que as contratações comecem ainda este ano, reforçando a capacidade de entrega e operação da empresa.
No âmbito da diversidade e inclusão, 20% das vagas do concurso serão reservadas a candidatos negros, conforme prevê a legislação, e 10% serão destinadas a pessoas com deficiência. A iniciativa reflete o compromisso dos Correios em promover a inclusão e garantir oportunidades para diferentes grupos sociais no mercado de trabalho.