Senador Marcos do Val critica decisão de Alexandre de Moraes que bloqueia suas contas e suspende seu perfil no Instagram, prometendo levar o caso a tribunais internacionais.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, ordenou nesta segunda-feira (12) a suspensão do perfil do senador Marcos do Val (Podemos-ES) no Instagram, além do bloqueio de até R$ 50 milhões em suas contas bancárias. A decisão veio após o senador criticar Moraes e o Supremo Tribunal Federal nas redes sociais, afirmando que levaria o magistrado a tribunais internacionais.
Em uma carta aberta publicada no X, Marcos do Val expressou seu descontentamento, afirmando que o bloqueio de suas contas configura um “abuso de autoridade” e é inconstitucional. O senador também destacou que a quantia bloqueada “não existe”, alegando que tinha apenas mil reais em sua conta, utilizados para despesas essenciais, como o tratamento de saúde de sua mãe.
Marcos do Val também apontou que o Senado Federal está sendo “desmoralizado” pela decisão de Moraes e pediu uma intervenção imediata da mesa diretora da Casa, alegando que as ações do ministro violam sua imunidade parlamentar e censuram sua atuação. O senador anunciou que protocolou uma petição na Organização dos Estados Americanos (OEA) para denunciar as violações de direitos que diz estar enfrentando.
Fonte: O Antagonista