Nesta sexta-feira (23), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre de 2024. O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. Os candidatos podem verificar se foram selecionados acessando o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, mas a lista completa ainda não estava disponível até as 11h da manhã de hoje.
O Prouni, criado em 2004, é voltado para estudantes que não possuem diploma de ensino superior. As bolsas integrais são destinadas a candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até R$ 2.118, enquanto as bolsas parciais são para aqueles com renda de até R$ 4.236. Os pré-selecionados devem comprovar as informações fornecidas durante a inscrição até o dia 4 de setembro, seja presencialmente ou por meio virtual, diretamente na instituição de ensino escolhida.
As instituições de ensino devem fornecer um espaço específico em seus sites para o envio da documentação e emitir comprovantes de entrega para os candidatos. Elas também são responsáveis por registrar a aprovação ou reprovação dos candidatos no Sistema Informatizado do Prouni e por emitir os termos de concessão ou de reprovação das bolsas. Após o período de comprovação de dados, será aberta a lista de espera para novas inscrições.
Para participar da lista de espera, os interessados devem manifestar seu interesse no site do Prouni nos dias 11 e 12 de setembro. O resultado da lista de espera será anunciado em 17 de setembro, e os candidatos pré-selecionados deverão entregar a documentação necessária nas instituições de ensino até 26 de setembro. Em 2024, o Prouni ofereceu 651.483 bolsas, e o programa recebeu 910.419 inscrições, com mais de 1,8 milhão de candidaturas contabilizando as escolhas de curso.







