Acidente trágico ocorre a cem dias da celebração dos 120 anos do monumento no Morro da Conceição. Autoridades locais estão mobilizadas no resgate e assistência.
O telhado do Santuário da Nossa Senhora da Conceição, um dos marcos religiosos mais importantes de Recife (PE), desabou nesta sexta-feira, 30 de agosto, resultando na morte de pelo menos duas pessoas. O incidente ocorreu a cem dias das celebrações pelos 120 anos do monumento, localizado no Morro da Conceição, que todos os anos, no dia 8 de dezembro, é o ponto central da Festa de Nossa Senhora da Conceição. A tragédia chocou a comunidade local e mobilizou as autoridades da cidade.
O Santuário, que teve suas origens em 1904 com a chegada da estátua da santa vinda da França, passou por várias transformações ao longo das décadas. Inicialmente, foi construída uma capela em estilo gótico, inaugurada em 1906, por determinação do bispo D. Luís Raimundo Brito. Com o crescimento urbano de Recife, o local foi desmembrado para criar a nova Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Após uma reforma, o templo adotou um estilo moderno, com paredes de vidro que permitem aos fiéis a visualização da imagem tanto do interior quanto do exterior do santuário.

Em 2015, o então arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, elevou a Paróquia à condição de Santuário, entregando-a aos cuidados dos Missionários Redentoristas. Desde então, o Santuário se tornou um importante centro de peregrinação para devotos da Imaculada Conceição, atraindo romeiros de todo o país ao longo do ano.
Após o desabamento, equipes da Defesa Civil, CTTU, SAMU e da Secretaria de Governo (Segov) foram rapidamente acionadas para lidar com a situação. Em nota oficial, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, expressou seu pesar pelo ocorrido, lamentando as perdas e manifestando solidariedade às famílias das vítimas. A Arquidiocese de Olinda e Recife também reiterou o forte laço de devoção dos recifenses à Imaculada Conceição e destacou o impacto emocional profundo causado pelo acidente.







