Inmet prevê temperaturas acima da média e precipitações irregulares em diversas regiões do País
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quarta-feira, 25, a previsão climática para o mês de outubro, destacando temperaturas acima da média em grande parte do Brasil e chuvas irregulares em várias regiões. De acordo com o boletim, as chuvas devem ser mais frequentes na Região Sul, além de estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul do Rio de Janeiro e Minas Gerais, com retorno gradual das precipitações para o centro do País na segunda quinzena do mês.
Em áreas do sudoeste do Amazonas, Pará e norte de Rondônia, as precipitações também devem ficar acima da média. No entanto, em regiões do Nordeste, norte de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, a tendência é de chuvas próximas ou até mesmo abaixo da média histórica. A diminuição das chuvas em algumas áreas pode levar a temperaturas mais elevadas, especialmente em regiões como Mato Grosso, oeste da Bahia, Piauí e Maranhão, onde os termômetros poderão ultrapassar os 28ºC.
A previsão de calor excessivo é resultado da redução das chuvas, o que também deverá impactar os níveis de umidade do solo, com destaque para a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), onde a umidade do solo pode cair significativamente. Por outro lado, o retorno das chuvas em áreas de São Paulo, sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul pode beneficiar as culturas de verão e o plantio da safra 2024/2025. A Região Sul, que deve registrar chuvas acima da média, também será favorecida no início do ciclo agrícola.
No que se refere às temperaturas, o Inmet projeta valores abaixo da média em pontos isolados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, principalmente em áreas de maior altitude. No entanto, no restante do País, as temperaturas devem se manter acima da média, com exceção de algumas localidades do leste de Pernambuco, Rio Grande do Norte, sudeste do Amazonas e partes do Sudeste, onde os valores estarão dentro do esperado







