Aeronave da FAB transporta 218 resgatados, incluindo 11 crianças e 5 animais, em missão contínua de apoio aos cidadãos brasileiros
Nesta quarta-feira (9), o terceiro voo da Operação Raízes do Cedro, realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Beirute, no Líbano, com 218 pessoas a bordo, entre elas 11 crianças de colo e 5 pets. A missão de repatriação, que faz parte de uma série de esforços do governo brasileiro para retirar cidadãos do país, terá uma escala em Lisboa antes de seguir para a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP). O voo faz parte da ação contínua de resgate de brasileiros no exterior, impulsionada pela instabilidade na região.
Desde o início da operação, no último domingo (6), o Brasil já retirou 674 pessoas e 11 animais do Líbano. A Operação Raízes do Cedro foi planejada para oferecer suporte à comunidade brasileira que vive no país, onde se estima que residam cerca de 20 mil brasileiros. De acordo com o governo, aproximadamente 3 mil pessoas solicitaram ajuda para deixar o Líbano.
Além do resgate de cidadãos, a FAB também tem transportado doações de insumos de saúde. Na última operação, foram levados 491 quilos de medicamentos, envelopes de reidratação e seringas descartáveis, além de 7 toneladas de medicamentos arrecadados em uma iniciativa coordenada pelo Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro, reforçando a parceria humanitária entre os dois países.
Com o compromisso de realizar voos contínuos, a Operação Raízes do Cedro segue prestando assistência aos brasileiros no Líbano, garantindo o retorno em segurança para aqueles que precisam de apoio em um momento de crise. A operação evidencia o esforço conjunto entre a FAB, o Ministério das Relações Exteriores e demais órgãos do governo na execução de ações rápidas e eficazes para proteger seus cidadãos.








