Gaúchos têm prioridade no reembolso devido às enchentes de maio
Nesta sexta-feira (30), cerca de 5,3 milhões de contribuintes brasileiros receberão o quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2024. A Receita Federal desembolsará R$ 6,87 bilhões, contemplando também restituições residuais de anos anteriores. No Rio Grande do Sul, 47 mil contribuintes estão incluídos neste lote, recebendo prioridade devido às enchentes que afetaram a região em maio deste ano.
A maioria dos valores a serem pagos, no entanto, será destinada a contribuintes que não têm prioridade no reembolso. Dentre as 5.347.441 restituições previstas, 4.904.908 correspondem a contribuintes que não cumprem critérios de prioridade, como o uso de chave Pix na declaração, declaração pré-preenchida, ou enquadramento em categorias prioritárias, como idosos ou portadores de doenças graves.
Os contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF, usaram a declaração pré-preenchida, ou que residem no Rio Grande do Sul, somam 261.019 e receberão a restituição com prioridade. Outras categorias prioritárias incluem 84.659 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos, 47.238 residentes no Rio Grande do Sul, 27.372 trabalhadores do magistério, 15.077 idosos com mais de 80 anos, e 7.168 pessoas com deficiência física, mental ou doenças graves.
Para saber se está incluído no lote de restituição, o contribuinte pode consultar a página da Receita Federal ou utilizar o aplicativo da Receita em dispositivos móveis. Caso a restituição não seja depositada na conta indicada na declaração, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Após esse prazo, será necessário solicitar o reembolso pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).








