Inscrições para o Fies do segundo semestre de 2024 terminam em 27 de agosto com novo sistema de cotas
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao segundo semestre de 2024 se encerram nesta terça-feira, 27 de agosto. Este ano, o programa do Ministério da Educação (MEC) traz uma inovação significativa: a inclusão de uma reserva de vagas para cotistas, beneficiando candidatos negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD). O Fies oferece, ao todo, 70 mil vagas nesta edição, sendo mais de 112 mil no acumulado anual.
Os candidatos que se enquadram nos perfis contemplados pelas cotas deverão fazer uma autodeclaração durante a inscrição, informando seu perfil étnico-racial e optar por concorrer às vagas reservadas. Essa medida visa aumentar a inclusão e a diversidade nas instituições de ensino superior privadas, que contam com o financiamento do Fies. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 9 de setembro, e os pré-selecionados terão de 10 a 12 de setembro para complementar a inscrição.
O MEC também mantém a reserva de 50% das vagas para o Fies Social, destinado a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Estes estudantes poderão financiar até 100% dos encargos educacionais, ampliando o acesso à educação superior para aqueles em situação de maior vulnerabilidade econômica.
As inscrições para o Fies são gratuitas e devem ser feitas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os interessados precisam ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação. O processo de inscrição envolve a escolha de até três opções de curso, com aviso sobre eventuais valores que excedam o limite de financiamento permitido.







