Recesso coincide com campanha para o primeiro turno das Eleições Municipais de 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o recesso de vários ministros em um período que coincide com as campanhas eleitorais para o primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, marcado para 6 de outubro. Entre os ministros, está André Fufuca, do Esporte, que estará de férias entre 23 de setembro e 4 de outubro. No mesmo período, o ministro da Educação, Camilo Santana, também estará afastado de suas funções, alegando que usará o tempo para ajudar nas campanhas no estado do Ceará.
Outro ministro que já se encontra de recesso é Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego, que está de férias desde o dia 13 de setembro até 4 de outubro. Marinho estará focado na campanha eleitoral em São Bernardo do Campo, São Paulo, sua base eleitoral. A decisão de Lula foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (17), formalizando os afastamentos temporários.
O primeiro turno das eleições será realizado em 5.569 municípios brasileiros, e, caso necessário, o segundo turno está previsto para o dia 27 de outubro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que mais de 155 milhões de eleitores estarão aptos a votar nessas eleições, que definirão os novos prefeitos e vereadores em todo o país.
Com as férias dos ministros autorizadas, o governo terá que organizar sua agenda administrativa em meio à reta final da campanha eleitoral. As ausências coincidem com um período de intensas movimentações políticas, principalmente em regiões estratégicas como São Paulo e Ceará, onde os ministros têm atuação política direta.








