Presidente destaca a importância do Sistema Único de Saúde e promete transformar hospital em modelo de atendimento para o Brasil e o mundo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta-feira (5) da cerimônia de entrega das obras de ampliação do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), ao lado dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Saúde, Nísia Trindade. Durante o evento, Lula fez elogios ao Sistema Único de Saúde (SUS) e criticou a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, classificando os últimos quatro anos como um “apagão democrático e civilizatório”. Ele também destacou o papel essencial dos profissionais do SUS durante a pandemia de covid-19.
Em seu discurso, o presidente ressaltou a qualidade da saúde pública brasileira e enalteceu o trabalho realizado pelos profissionais que atuam no SUS, afirmando que eles deram “uma lição memorável” em quem desacreditava do sistema. “O SUS tem uma saúde pública de excelente qualidade, o que não presta é quem governa sem respeito pelo povo e pelos funcionários”, declarou Lula, em uma crítica direta às gestões anteriores.
O hospital, que é referência para 27 cidades de Minas Gerais, opera em regime de urgência e emergência 24 horas, atendendo via SUS. Além disso, o espaço será utilizado para atividades de ensino, pesquisa e extensão, reforçando sua importância como centro de formação de profissionais da saúde. Lula ressaltou o compromisso de sua gestão com a conclusão das obras, lembrando que a construção do novo bloco do pronto-socorro, iniciada em 2012, foi paralisada nos governos seguintes.
Lula ainda destacou seu compromisso com o povo mineiro, independentemente das alianças políticas locais. “Não quero saber de quem o prefeito ou o governador gostam, eu gosto do povo de Minas Gerais, de Uberlândia”, afirmou. O presidente também prometeu que o hospital será um modelo não só para o estado, mas para o mundo, pela qualidade dos serviços prestados pelo SUS.








