Apesar de queda pontual em relação a julho, o mercado automobilístico registra avanço significativo no ano
As vendas de veículos novos no Brasil registraram um crescimento de 14,3% em agosto de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior, atingindo 237,4 mil unidades emplacadas. O resultado, que abrange carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, foi divulgado nesta terça-feira, 3, pela Fenabrave, a associação que representa as concessionárias.
Embora as vendas tenham caído 1,6% em comparação com julho, o melhor resultado mensal do ano, essa variação negativa é atribuída ao calendário, que teve um dia útil a menos de vendas em agosto. Ainda assim, o desempenho geral superou as expectativas das montadoras, impulsionado pela melhora nas condições de crédito decorrente da queda das taxas de juros, um mercado de trabalho aquecido e o aumento da renda. A forte demanda das locadoras de automóveis, que estão renovando suas frotas, também contribuiu para o crescimento.
No acumulado de janeiro a agosto, as vendas de veículos novos cresceram 13,4%, com 1,62 milhão de unidades licenciadas. O mercado de motocicletas também apresentou um desempenho robusto, com um crescimento de 14,8% em agosto em relação ao mesmo período de 2023, totalizando 163,9 mil unidades vendidas. Em relação a julho, houve um aumento de 4,5% nas vendas de motos.
Com esses resultados, as vendas de motocicletas acumularam um crescimento de 19,9% nos primeiros oito meses de 2024, totalizando 1,25 milhão de unidades, número que supera as vendas de carros de passeio, que somaram 1,2 milhão de unidades no mesmo período.








