PCO usa redes sociais para defender permanência do X no Brasil e pedir saída de Alexandre de Moraes do STF
O Partido da Causa Operária (PCO), conhecido por suas posições de extrema-esquerda, lançou uma campanha nas redes sociais nesta quinta-feira (29) contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Com o slogan “Fica X, Fora Xandão”, a iniciativa critica as recentes decisões de Moraes que impactaram o bilionário Elon Musk e sua rede social, X.
Na quarta-feira (28), o ministro Alexandre de Moraes ordenou que Elon Musk nomeasse um representante legal no Brasil em até 24 horas e determinou o bloqueio das contas bancárias da Starlink, empresa de internet via satélite de Musk. Em resposta, o PCO intensificou sua oposição ao ministro, promovendo memes e postagens que pedem a permanência da plataforma X e a saída de Moraes do STF.
O PCO, que segue ideologias trotskistas e marxistas, possui um histórico de ações e posicionamentos radicais, incluindo a organização de manifestações em apoio a grupos controversos. A postura do partido muitas vezes gera debates acalorados, mesmo entre outros grupos de esquerda no Brasil.
Em novembro de 2023, o PCO foi um dos organizadores de uma passeata na Avenida Paulista, em São Paulo, em apoio ao Hamas, juntamente com outras entidades de esquerda, como o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e centrais sindicais. Durante o evento, os manifestantes exibiram bandeiras do Hamas e fizeram batucadas, o que gerou divisões de opiniões entre os grupos de esquerda no país.








