A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília divulgou uma nota nesta sexta-feira (30) destacando a importância da liberdade de expressão como um pilar fundamental de uma democracia saudável, em meio à tensão entre a plataforma X, de Elon Musk, e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A embaixada afirmou estar acompanhando de perto a situação, mas optou por não comentar diretamente as decisões judiciais envolvidas. O posicionamento foi dado após questionamentos sobre o bloqueio de contas da Starlink e ameaças de desativação do X, plataforma de rede social comandada por Musk.
Elon Musk, por sua vez, agradeceu o apoio da embaixada americana, ressaltando a importância da liberdade de expressão para que o público possa expressar suas opiniões e obter informações precisas. “Sem liberdade de expressão, torna-se impossível votar com conhecimento adequado”, afirmou Musk em sua rede social.
O ministro Alexandre de Moraes criticou a defesa do X em um julgamento sobre recursos contra ordens de derrubada de perfis na plataforma, destacando que a empresa não pode pleitear em nome dos usuários afetados. Moraes afirmou que os argumentos apresentados pelo X não foram suficientes para alterar as decisões judiciais já tomadas. O julgamento desses recursos está em andamento na Primeira Turma do STF, que inclui os ministros Cármen Lúcia, Flávio Dino, Luiz Fux e Cristiano Zanin.
Em resposta às ações judiciais, a plataforma X antecipou que não cumprirá as ordens que considera “ilegais” de censurar opositores políticos, indicando a possibilidade de encerramento das operações da rede social no Brasil.








